BLOG

  • Oncotag

Câncer diagnosticado e tratado com base no genoma

Estamos no início de uma nova era em que poderemos ter a nossa suscetibilidade para neoplasias rastreada com base no nosso genoma. Anos de pesquisa dedicados ao entendimento dessa doença revelam que seu desenvolvimento envolve uma série de mudanças dinâmicas no genoma, que colaboram para o fenótipo patogênico das células cancerígenas, a formação e a manutenção dos tumores.


O entendimento da biologia molecular do câncer permite-nos identificar indivíduos com maior risco de desenvolver uma neoplasia durante sua vida. Assim, estratégias de rastreamento, diagnóstico e tratamento podem ser mais bem direcionadas. Pacientes submetidos à determinada intervenção cirúrgica para controle de sua neoplasia poderão ser avaliados de forma individualizada, pela análise do seu genoma, quanto a necessidade de quimioterapia adjuvante (tipo de quimioterapia realizada após a cirurgia para ressecção do tumor). Com base nas pesquisas atuais, podemos visualizar um futuro próximo em que a dose e o perfil de toxicidade dos quimioterápicos, imunoterápicos e terapias-alvo poderão ser calculados precisamente com o auxílio da farmacogenética.


Atualmente, por exemplo de disso é que as mulheres com história familiar de câncer de mama e de ovário com mutação no gene BRCA tem maior chance de desenvolver esses tipos de câncer ao longo da vida. Entretanto, também sabemos que os portadores desta alteração genética têm maior probabilidade de resposta a quimioterapia baseada em platina e maior sobrevida.


A Oncotag tem o privilégio de participar desta revolução da ciência médica e contribuir para um tratamento individualizado e para escolha de uma terapia mais correta e personalizada.

Você sabe que a farmacogenética é a ciência que estuda diferenças genéticas individuais para identificar os pacientes que apresentam risco aumentado de toxicidade e selecionar aqueles que provavelmente responderão aos agentes quimioterápicos específicos).


Nara Rosana Andrade 

Oncologista Clínica- Sócia da OncoTag


Leia mais sobre esse assunto em:

Huang, R. S., and M. J. Ratain. 'Pharmacogenetics and Pharmacogenomics of Anticancer Agents', CA Cancer J Clin Vol. 59, No. 1, 42-55, 2009.

https://www.sciencedirect.com/topics/medicine-and-dentistry/pharmacogenetics

Drew, L. Pharmacogenetics: The right drug for you. Nature 537, S60–S62 (2016). https://doi.org/10.1038/537S60a

Metzger I, Souza-Costa D, Tanus-Santos JE. Farmacogenética: princípios, aplicações e perspectivas. http://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/402

Farmacogenética diz respeito às variações na resposta a fármacos decorrentes da constituição genética. https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/farmacologia-cl%C3%ADnica/fatores-que-afetam-a-resposta-a-f%C3%A1rmacos/farmacogen%C3%A9tica


Instagram: instagra.com/oncotag

LinkidIn: linkedin.com/company/oncotag/

Facebook: www.facebook.com/oncotag


Horário de Funcionamento:

Segunda a sexta, das 08h às 18h

  • Facebook Oncotag
  • Instagram Oncotag
  • LinkedIn Oncotag
Ícone voltar ao topo

© 2019 todos direitos reservados à Oncotag.

Desenvolvido por Bonita Comunicação Digital.

WhatsApp Oncotag