BLOG

  • Oncotag

Inteligência Artificial aplicada a Oncologia

Sistemas computacionais que utilizam Inteligência Artificial (IA) estão sendo utilizados em oncologia na busca de diagnósticos mais rápidos e precisos, gerando consequentemente, tratamentos mais eficientes. Esses sistemas computacionais inteligentes são capazes de comparar um material proveniente de uma biópsia com milhares de outros materiais, indicando similaridades com os tumores presentes em bancos de dados biológicos.


Um outra aplicação destes sistemas computacionais de IA está relacionada à classificação do tumor em benigno e maligno. Desta forma, o sistema de IA compara uma amostra proveniente de uma biópsia a milhares de amostras previamente classificadas como benignas e malignas e retorna, para o especialista a classificação do tumor.


Um dos grandes trunfos dos sistemas de IA é a capacidade de aprender e aplicar este aprendizado a situações desconhecidas. Isso é muito útil na oncologia pois é possível detectar padrões morfológicos e principalmente moleculares dos tumores. Com o sistema de IA treinado para determinado tipo de câncer, basta realizar o exame molecular e submeter o seu resultado ao sistema computacional de IA que ele irá, baseado no que aprendeu, fornecer uma resposta para o especialista.


O que se busca com a utilização destes sistemas computacionais inteligentes é melhorar a qualidade de vida das pessoas, com tratamentos mais rápidos, eficientes e menos invasivos. Além disso, o uso destes sistemas computacionais de IA podem gerar economia de recursos, diminuindo os gastos com medicamentos, cirurgias e tratamentos feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Horário de Funcionamento:

Segunda a sexta, das 08h às 18h

  • Facebook Oncotag
  • Instagram Oncotag
  • LinkedIn Oncotag
Ícone voltar ao topo

© 2019 todos direitos reservados à Oncotag.

Desenvolvido por Bonita Comunicação Digital.

WhatsApp Oncotag