BLOG

  • Leticia

Novembro azul: mês de prevenção do Câncer de próstata



Este mês tem como destaque a prevenção do câncer de próstata, conhecido como o Novembro Azul. Um mês ao dedicado cuidado da saúde masculina, com o objetivo de promover campanhas para a mudança do preconceito masculino para a realização do exame preventivo para o câncer de próstata.

O câncer de próstata é o tumor maligno mais comum entre os homens, ficando atrás somente para o de pele. Considerado um câncer de terceira idade, pois cerca de 75% dos homens acometidos ocorreram a partir dos 65 anos. De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, estima-se mais de 68 mil novos casos possam ser diagnosticados este ano no Brasil. Além disso, câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com 15.391 óbitos no ano de 2017.


O que é câncer de próstata

O câncer de próstata é uma doença que acomete um dos órgãos do sistema reprodutor masculino, a próstata. Uma glândula localizada abaixo da bexiga, que envolve a porção inicial da uretra, na qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata também produz uma parte do sêmen, liquido que contêm os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.


Quais são os sintomas?

Em sua fase inicial, pode não apresentar sintomas, mas quando e se caso apresentar, os mais comuns são:

- Dificuldade de urinar; e sangue na urina;

- Demora em começar e terminar de urinar;

- Diminuição do jato de urina;

- Necessidade de urinar mais vezes.


Fatores de risco

Alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. Os mais importantes são idade, sobrepeso e obesidade e histórico de câncer de próstata na família (risco é maior em homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos).


Exame Preventivo

Há dois tipos de exames para rastrear o câncer de próstata:

- Exame de toque retal: o médico insere um dedo lubrificado e com luva no ânus do paciente verificando o tamanho da próstata através da parede intestinal e a saúde da bexiga e dos rins, rastreando um possível câncer.

- Exame de PSA – é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata chamada Antígeno Prostático Específico (PSA). Este exame é realizado em homens sem sintomas da doença e outras doenças benignas da próstata também podem ser encontradas.

Fazer a triagem para o câncer de próstata é essencial,

Para confirmar o diagnóstico do câncer de próstata deve ser feita Biópsia, o exame que confirma o tumor, seja ele benigno ou maligno, mesmo que no início da doença, facilitando assim o acompanhamento e tratamento.


Tratamento

A escolha do melhor tratamento é feita individualmente para cada caso, considerando o tipo e estágio do câncer, possíveis efeitos colaterais e saúde geral do paciente. Um time multidisciplinar com oncologistas, cirurgiões e radioterapeutas geralmente trabalham juntos para criar um plano de tratamento.

A principal forma de tratamento é a cirurgia oncológica, quando o câncer é localizado apenas na próstata. Além disso, o plano de tratamento pode ser por meio de técnicas como, radioterapia e terapia hormonal, combinados ou não. Tratamentos paliativos são oferecidos no caso da doença avançada (com metástases à distância).

Importante saber que todos os tratamentos são oferecidos, de forma integral e gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).





Texto produzido pela graduanda e aluna de iniciação científica Tamires Fernandes, do curso de Comunicação social e Jornalismo, Universidade: Fumec.


Quer saber mais?

Câncer de próstata: causas, sintomas, tratamentos, diagnóstico e prevenção. Ministério da Saúde, 2019. http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-prostata

INCA Câncer de Próstata. https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata

Novembro Azul alerta os homens para a importância da prevenção do câncer de próstata. Instituto Mario Pena, 2017. https://www.mariopenna.org.br/instituto-mario-penna/noticia/novembro-azul-alerta-os-homens-para-a-importancia-da-prevencao-do-cancer-de-prostata/

Novembro Azul do Instituto Mário Penna convida para um bate papo sobre o câncer de próstata. Instituto Mario Pena, 2019. https://www.mariopenna.org.br/instituto-mario-penna/noticia/novembroazul/

Prostate cancer. https://www.asco.org/practice-guidelines/cancer-care-initiatives/geriatric-oncology/specific-cancer-types/prostate-cancer

Horário de Funcionamento:

Segunda a sexta, das 08h às 18h

  • Facebook Oncotag
  • Instagram Oncotag
  • LinkedIn Oncotag
Ícone voltar ao topo

© 2019 todos direitos reservados à Oncotag.

Desenvolvido por Bonita Comunicação Digital.

WhatsApp Oncotag