BLOG

  • Oncotag

Novembro azul, seja herói da sua saúde

Novembro Azul é uma campanha de conscientização que tem como objetivo promover a prevenção do câncer de próstata em todo o país. Em 2003 Travis Garone e Luke Slattery, dois amigos da cidade de Melbourne, na Austrália, foram inspirados pelas campanhas de combate ao câncer de mama. Eles decidiram deixar seus bigodes crescerem para chamar a atenção das pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde dos homens. O mês de novembro foi o escolhido, pois o dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Essa campanha visa também quebrar tabus, uma vez que o câncer de próstata é sempre tratado com muito preconceito pelos homens, principalmente em razão da realização do exame clínico (toque retal), realizado devido a glândula prostática localizar-se em frente ao reto. A realização deste exame de toque retal é motivo pelo qual muitos homens preferem não procurar o urologista, fazendo com que o diagnóstico seja realizado tardiamente. O exame de PSA por sua vez é um exame de sangue que avalia a quantidade de antígeno prostático específico, que é uma enzima produzida pelo tecido prostático e tende a aumentar na presença de doenças relacionadas a próstata, dentre estas doenças encontra-se o câncer. Caso seja observada alguma alteração nesses exames, uma biópsia deve ser realizada.


O câncer de próstata está intimamente relacionado com a idade do paciente. Mais de 70% dos doentes foram diagnosticados aos seus 65 anos ou mais. Com esses dados, é possível perceber que o aumento da expectativa de vida em todo o mundo está bastante relacionado com os números de ocorrência da doença. Além disso, a evolução dos métodos diagnóstico também pode explicar esse número.

Além da idade, outros fatores parecem ter relação com o surgimento do câncer de próstata. Primeiramente devemos destacar que pacientes que possuem parentes próximos que tiveram a doença têm risco aumentado de desenvolvê-la. Além disso, homens negros possuem mais chances de desenvolver a doença que homens brancos, assim como obesos apresentam maior risco.


A recomendação de realização dos exames para diagnóstico normalmente se faz necessária a partir de 50 anos de idade. Em pacientes que apresentam histórico familiar dessa doença, a recomendação é que os exames sejam feitos a partir dos 45. Para o triênio 2020/2022 a estimativa é de que sejam diagnosticados 65.840 novos casos de câncer de próstata no Brasil. A incidência é tão alta que para cada 9 homens um terá o diagnóstico da doença ao longo da sua vida. Daí a importância das ações de conscientização.




Nara Rosana Andrade 
Oncologista Clínica- Sócia da OncoTag

Horário de Funcionamento:

Segunda a sexta, das 08h às 18h

  • Facebook Oncotag
  • Instagram Oncotag
  • LinkedIn Oncotag
Ícone voltar ao topo

© 2019 todos direitos reservados à Oncotag.

Desenvolvido por Bonita Comunicação Digital.

WhatsApp Oncotag