BLOG

  • Leticia

O que é Oncologia de Precisão e onde nós estamos?

Historicamente, as decisões sobre as opções de tratamento eram dependentes do diagnóstico histopatológico, performance status, idade, a função do órgão e tratamento prévio recebido. Neste sentido, uma das propostas para melhorar o manejo clínico dos pacientes oncológicos é a classificação molecular. A proposta da classificação molecular se baseia na identificação de características similares entre tumores individuais, que empiricamente poderá predizer a patogenicidade e comportamento biológico de um tumor em particular.


A maneira mais aceita de criar um modelo de classificação molecular é identificar e correlacionar eventos celulares únicos que têm sido estatisticamente comprovados de ter função na tumorigênese. Neste contexto, o tratamento do câncer está mudando com os avanços da oncologia de precisão.

Mas, você sabe o que é oncologia de precisão?


A oncologia de precisão usa informações do paciente obtidas por ferramentas da biologia molecular e bioinformática, através de uma assinatura do câncer. Existem assinaturas do câncer são usadas no diagnóstico, avaliação prognóstica e preditiva de tratamentos oncológicos e representam mutações chaves, mudanças no status de metilação do DNA, níveis elevados de determinados de expressão gênica e de miRNAs relacionados às vias moleculares envolvidas no desenvolvimento e proliferação do tumor, e mais recentemente células tumorais circulantes no sangue.


As assinaturas do câncer ajudam a otimizar as decisões terapêuticas ao providenciar informações sobre a probabilidade de resposta a um quimioterápico, bem como podem predizer o resultado do paciente independente do tratamento.

Segundo relatório do Datamonitor Healthcare (2013), existem em torno de 4200 testes clínicos oncológicos que avaliam biomarcadores para pré-selecionar ou estratificar pacientes e/ou tratamento, destes estudos 69% deles são aplicados em oncologia e, grande maioria, encontra-se em estudos clínicos de fase II para validação e determinação da relevância clínica destes marcadores. Isso demonstra o quão promissor geração de inovação a partir de resultados da pesquisa básica, além de apresentar grande potencial para aplicação na prática clínica.





Figura 1. Estudos clínicos em desenvolvimento usando biomarcadores por área terapêutica.

Fonte: Datamonitor Healthcare (2013).






A OncoTag neste cenário

A OncoTag é uma empresa inovadora que oferece serviços em oncologia de precisão, descobrindo e desenvolvendo biomarcadores a partir de análise genética dos tumores e do uso de Sistemas computacionais que utilizam Aprendizado de Máquina.

O nosso exame OvarianTagⓇ demonstra para os médicos as chances da paciente com câncer de ovário responder ou não ao tratamento à base de platina (quimioterápico de primeira linha para o tratamento do câncer de ovário) e determina o risco de recorrência do tumor em 1 ano, guiando decisões do tratamento oncológico, para que este se torne cada dia mais assertivo.


Quer saber mais?

Acompanhe nossos Blog Post.


Quer saber mais: Conheça a plataforma on line em www,promptstudy.info



Letícia é Doutora em ciências da saúde com Pós-doutorado em oncologia experimental. Sócia fundadora e CEO da OncoTag e Coordenadora do Laboratório de Pesquisa Translacional do Instituto Mário Penna.


Referências

Personalized Medicine. (2018), 15 (5). https://doi.org/10.2217/pme-2018-0036

Precision Medicine in Cancer Treatment. https://www.cancer.gov/about-cancer/treatment/types/precision-medicine

Personalized cancer therapy. https://pct.mdanderson.org/

Zahraa e cols. Reported spectrum of significantly mutated driver genes in pediatric and adult cancers. Am J Cancer Res. 2018; 8(8): 1356–1386.

Pinho, João Renato Rebello. (2017). Medicina de Precisão. Einstein (São Paulo), 15(1), VII-X. https://dx.doi.org/10.1590/s1679-45082017ed4016

Horário de Funcionamento:

Segunda a sexta, das 08h às 18h

  • Facebook Oncotag
  • Instagram Oncotag
  • LinkedIn Oncotag
Ícone voltar ao topo

© 2019 todos direitos reservados à Oncotag.

Desenvolvido por Bonita Comunicação Digital.

WhatsApp Oncotag